Menu

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Com quanta antecedência começar a planejar?

Com muita. Acho que uns cinco anos seria o ideal.

Ok, estou de brincadeira. Quanto antes começamos a planejar grandes mudanças de vida, melhor, mas também não precisamos exagerar. Nós tomamos nossa decisão com mais de dois anos de prazo - e aí, logo depois, perdemos a paciência e decidimos adiantar a data em quase um ano. O problema de bater o martelo com muita antecedência é que rola uma grande ansiedade (pelo menos com a gente foi assim).

Tecnicamente, talvez um semestre seja suficiente para se preparar direitinho. A primeira preocupação tem de ser as vacinas - se você pretende conhecer a Ásia, por exemplo, tem de tomar de hepatite A e B, e as duas são aplicadas em mais de uma dose, sendo que a última é seis meses depois da primeira. Passaporte e vistos também são providências importantes - melhor começar a investigar os processos e juntar a documentação com tempo de sobra.

Talvez o ideal seja se programar para ter tudo resolvido duas semanas antes da data final verdadeira. Porque imprevistos acontecem: o cartão atrasa para chegar na agência, o sistema não aceita a troca de senha, o hospital não recebe a vacina no dia marcado (histórias reais -  e todas aconteceram hoje). E se a sua partida está marcada para amanhã, a coisa fica muito feia.

Então, além de tempo, tem outro elemento importantíssimo nas preparações: paciência. Muita mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...