Menu

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Frankfurt: transporte público

O transporte por aqui não é barato. Em compensação, é eficiente e leva de qualquer ponto a qualquer lugar. 

Bonde elétrico em frente a uma estação de metrô. A malha é ótima. Bom para fugir do frio. 
O bilhete mais barato custa 1,60 euros e dá direito a andar de metrô (U), trem de superfície (S), os bondes elétricos e ônibus normais. Mas vale apenas para um sentido e para deslocamento curto. A opção de 2,60 euros te deixa fazer a mesma coisa a qualquer distância dentro da área metropolitana de Frankfurt (que é muita coisa), menos o aeroporto. Envolveu o aeroporto na jogada, paga-se 4,25 euros. 

Cartaz de horários



Existe o passe diário (6,40), diário com aeroporto (8,30), semanal (23,80) e mensal (81,00). Os preços são para bilhetes de adultos sem desconto. É que o preço para criança e idoso são diferentes. Também tem desconto para grupo de pessoas. 

Máquina automática de venda
O bacana dos bilhetes semanal e mensal é que eles dão direito a usar as linhas do aeroporto e de também levar um acompanhante durante qualquer horário do fim de semana ou dias de semana fora do horário comercial. Muito legal, principalmente se você tem uma irmã morando na cidade que tem um passe mensal. Melhor, só se a sua for igual à minha e tiver a super boa vontade de ir no aeroporto te buscar. Afinal, além de não ter chance de se perder, você ainda anda de graça como acompanhante. 

As passagens podem ser compradas em todos os pontos, em máquinas automáticas. Tem a opção de trocar a língua, mas mesmo assim é bem difícil de usar. É que para calcular o melhor bilhete para você, a máquina pede para você falar de onde que ir para onde quer chegar. E quem disse que é fácil soletrar ou até mesmo guardar os nomes dos destinos/pontos em alemão? A máquina faz isso porque pode ser que fique mais barato você comprar um bilhete de curto percurso.

Tela para compra
As máquinas também tem um botão simples para comprar passagem para o aeroporto, bilhete diário dentro de Frankfurt não importando a distância e bilhete diário + aeroporto. Só que os botões estão em alemão! Mas é fácil, ó: Tageskarte é o passe diário. Flughafen é o aeroporto. O botão Tageskarte mais o desenho de um avião é o bilhete diário com aeroporto. 

Botões de venda rápida
Todos os pontos de metrô, trem de superfície e bonde possuem indicadores de tempo. Fica fácil saber quando passará o próximo. Alguns de ônibus possuem. Mas todos tem cartazes com as informações da linha e hora que passa no ponto.

7 minutos para passar o nosso
O mais legal é que depois de comprar, você não precisa fazer mais nada. Isso mesmo, nada. Nada de validar o bilhete, passar em uma roleta ou mostrar para o motorista. É só comprar e ir andando sem se preocupar. Só guarde o bilhete. Se você for pego sem ele, a multa é 40 euros - e tem fiscal.  De qualquer forma, todo mundo anda com bilhete comprado. Isso é que é exemplo de responsabilidade social.

6 comentários:

  1. Pra vcs compensaria o Gruppenstagskarte, que custa 9 euros e pouco e dá direito a até 5 pessoas por bilhete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Camila. A vantagem nossa foi andar de carona com a irmã da Lud que tem o passe mensal. Ajudou demais a gente a economizar.

      Excluir
  2. Cara, eu já comentei da vez que fui pega andando sem o bilhete em Frankfurt por acidente?

    Eu tinha o bilhete de 1 semana. No dia que ia embora, descobrimos que as malas ultrapassavam o peso individual. Pra áfrica tínhamos direito a duas malas de 23kg cada, e fomos com apenas 1 mala cada mas uma delas estava pesando 25. Necessidade de uma nova mala.

    Fui sozinha à estação central de trens, que era perto do hotel, tentar comprar lá, enquanto o marido ficava no hotel reorganizando. Um absurdo, quase 200 euros uma malinha. Saí nas lojas em volta, mesma coisa. Alguém me sugeriu ir à Chinatown. Eu não falo uma palavra de alemão ou de chinês, mas vamos lá.

    Fui pro lugar, achei uma mala bacaninha por 30 euros no camelô e estava voltando quando entra o fiscal. Eu começo a procurar o meu bilhete e cadê? Nada. Tinha ficado na carteira do marido. Eu começo a explicar pro fiscal o que tinha acontecido, até ofereci pra chamar o marido pra encontrar com a gente em alguma estação. O cara, todo calmo, disse (em inglês!) pra eu me acalmar. Perguntou se eu tinha o bilhete. Eu disse que sim, mas não estava comigo. Ele disse que tudo bem, que acreditava em mim e "boa viagem".

    Imaginem minha cara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante como eles são sérios e organizados por aqui né?
      E conte mais desta viagem para a África saindo aqui. O preço é bom? Estamos pensando para o inverno do ano que vem sair daqui para a África.

      Excluir
    2. Olha, depende de que África você está falando.

      Se quiserem ir pro Marrocos (que eu super recomendo! Posso mandar minhas planilhas/sugestões), dá pra pegar várias companhias aéreas diferentes. A gente costumar usar a Royal Air Marroc, simplesmente porque é uma das 3 que voam pra Mauritânia, e a mais barata/com melhores horários. Só que vocês teriam que ir pra Casablanca, que turisticamente não compensa. Seria melhor pegar um vôo direto pra Marraquexe e de lá ir pros outros lugares.

      Agora no inverno fizemos Paris-Marraquexe, de Royal Air Marroc, e a passagem saiu USD 156,00 por pessoa, mas foi só ida. Ida e volta talvez alguma companhia européia tenha um preço melhor (easyjet, por exemplo, voa pra lá).

      No Marrocos, eu posso indicar fácil pra vocês fazerem uma escalada nas montanhas Atlas, dormindo em casa de bérberes (população local). Ou um acampamento no Saara, com parte do caminho feito em camelos. Sério, o céu mais lindo eu eu já vi foi no Saara!

      Excluir
  3. Olá, vou para Frankfurt/Munique/Berlin com meu marido e gostaria de saber qual bilhete de transporte público é o mais economico, visto que visitaremos os pontos turísticos e usaremos o aeroporto em Frankfurt e Berlin. Ficaremos poucos dias em cada cidade e pretendemos nos hospedar na área central. Obrigada!
    visinews@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...