Menu

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Londres-Paris de Megabus: barganha da viagem

De Bath viemos para Paris, com passagem rápida por Londres para trocar de ônibus. Foram 3 horas de Bath até Londres, 3 horas de espera e depois mais um ônibus, que demorou 10 horas para nos deixar em Paris. Custo? Incríveis 16 euros por pessoa. Só não foi mais barato porque demoramos para comprar. Isso mesmo: se a gente tivesse comprado no dia que descobrimos a empresa Megabus, teríamos pago 1,25 libras por pessoa. Como enrolamos uma semana para decidir, as passagens mais baratas já tinham acabado.

Mas como foi a viagem? Cansativa? Deu para dormir? É muito apertado? Vamos tentar responder a essas e outras dúvidas neste post.

Primeiro: comprar a passagem. O site do Megabus começa a vender as passagens até 90 dias antes da data de saída. Mas esse prazo varia de destino para destino (rotas menores, menos dias de antecedência). Então, fique esperto. A regra é igual companhia aérea: algumas passagens muito baratas, outro a custo médio, outras mais caras e outras com valor normal. Quem comprar primeiro consegue as mais baratas.





Não precisa imprimir nada. Tanto a Megabus conto a National Express foram empresas que usamos aqui no UK e que permitem que você embarque apenas mostrando a reserva eletrônica. O meio ambiente agradece.

O ônibus sai da estação Victoria de Londres às 21:30. No nosso caso, saiu com apenas 5 minutos de atraso. Está programado para chegar em Paris às 07:30 do dia seguinte. Nosso caso chegou 08:11, por causa de um mega engarrafamento em Paris. Para terem ideia, o ônibus entrou nos arredores da cidade às 07:05. Foi uma hora e tanto para andar os últimos 12 km.

Antes de embarcar, como a rota é internacional, é necessário fazer o check-in em um guichê da estação. É só para verificarem o passaporte. Os ônibus saem dos portões 14 a 19 da estação Victoria e esses guichês de check-in abrem uma hora antes do horário de partida. Ficam atrás desses portões. Não tem erro.

Não existe assentos marcados. É chegar e pegar. Pode levar uma bagagem até 20 kg por pessoa mais sua bagagem de mão. Mas nenhuma foi pesada e vimos pessoas que tinham malas que obviamente pesavam mais que isso.

O ônibus não tem nada demais. Bem padrão inglês. Confortável, novo, com banheiro dentro, ótimos cintos de segurança e internet gratuita que funcionou muito bem até bem perto de Paris. Não há tomadas no ônibus. Se quiser usar algum aparelho, lembrar de trazer bem carregada a bateria.

As cadeiras inclinam? Praticamente nada. O espaço para as pernas varia de lugar para lugar. Quem pegar as poltronas do meio da primeira fileira vai ter muito. Quem ficar atrás das duas primeiras cadeiras do lago oposto do motorista também. São as cadeiras que ficam atrás das reservadas para cadeirantes e portanto ganham espaço. O resto é padrão, mas melhor que de avião. Como pegamos a primeira fileira atrás do motorista, eu tinha muito espaço para a perna e a Lud também, pois ela é pequena. Se eu fosse na janela, onde ela foi, seria mais apertado - mas ainda assim, melhor que avião.

A viagem, apesar de ter demorado quase o mesmo tempo que um avião do Brasil para cá, é infinitamente melhor. Primeiro que não precisa chegar horas de antecedência. A recomendação é 1 hora, por causa do check-in (as filas podem ser longas). Lógico que quem chega por último não vai conseguir as melhores cadeiras.

Não precisa ir para aeroporto longe, nem chegar em aeroporto longe. Em Paris, o ônibus para na Porte de  Maillot. Não é no centro mas já é dentro da cidade e ao lado de uma das principais linhas de metrô. Agora ele para no Quai de Bercy. Já dentro da Péripheriqué. Lá também tem estão de metrô.

E a viagem não é cansativa. Afinal, funciona assim: gasta-se cerca de duas horas de Londres até Dover. Em Dover, todo mundo desce do ônibus, faz a imigração mais rápido e tranquila do mundo (pelo menos no nosso caso, tarde da noite - só tinha a turma do ônibus), e volta para o ônibus. O motorista então dirige até o ponto de espera da balsa onde existe um minishopping com lojas, fastfood e banheiros limpos. Ou seja, depois de 2 horas de viagem você pode descer do ônibus para esticar as pernas, comer, beber ou fumar, passatempo preferido dos europeus.

O tempo de espera depende das balsas, que nunca estão nos horário perfeitos. Nós ficamos uns 40 minutos.

De volta para o ônibus, ele embarca na balsa e você desce de novo. Aí fica a dica: mesmo de noite, nosso ônibus tava lotado e a balsa também. Como ela demora uma hora e meia para sair, cruzar o canal da mancha e atracar, dá tempo para uma dormidinha. Tem muitos lugares na balsa, mas os sofás macios são os mais disputados. Quem chegar primeiro consegue se instalar em um.

A balsa também tem comida, bebidas, lojas tax free e banheiros. E balança, balança muito. Quem tem costume de enjoar vai sofrer. Nos tomamos um Dramin antes e não enjoamos - mas foi quase.

Depois de desembarcar, o ônibus dirige cerca de 30 minutos e para na cidade de Boulogne-sur-Mer, mas é só para trocar o motorista. Não demora nem 5 minutos e ninguém pode descer. Daí é só atravessar os 270 km até Paris em estradas ótimas. Se não fosse o trânsito final, demoraria umas 3 horas.

Veredito? Adoramos e recomendamos. Achei muito melhor que avião, não foi cansativo, tem internet, dá para ler e ver filmes (as estradas são boas, maior parte retas e com poucas curvas), dá para esticar as pernas nas paradas. Quem preferir pode pegar a rota de dia também. Deve ser até melhor, porque dá para ver a paisagem. Acho até recomendado para quem tem dificuldade de dormir como eu. Mas para a Lud, cujo  super poder é dormir em qualquer lugar... É moleza.

13 comentários:

  1. Estou realmente adorando os comentários e dicas de vocês.

    Espero que este ano ocorra aquele concurso em que alguns blogs viram livros, o de vocês já será o preferido. Vou ficar de olho!
    Abraços e curtam muito ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, que legal. A gente não conhece esse concurso não. Fica de olho e faça propaganda para a gente!
      Abraços,

      Excluir
  2. Eu já fiz essa viagem, mas do contrário: Londres-Paris. Também adorei. Meu ônibus era melhor do que os seus, parece. A cadeira deitava e era bem confortável. A balsa, quando eu fui, também estava bem tranquila, sem ser muito cheia. Era um navio enorme, com uns 20 ônibus no andar de estacionamento. Infelizmente, não lembro o nome da empresa, mas também achei que valeu muuuito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Fê! Será que foi a eurolines? A gente viu vários ônibus dela também indo para as bandas de cá. Mas o preço era mais caro que o megabus.
      A balsa nossa era bem grande também. Tinha muitos ônibus, caminhões e carros. Vai ver que o mar estava era bravo mesmo quando cruzamos.
      Sua viagem foi de noite ou de dia?
      Beijos,

      Excluir
    2. Nossa... Tem tanto tempo! Foi em 2006. Não lembro. Eu não pesquisei muito, sabe? Lembro que me deram a dica no albergue.
      Minha viagem foi durante o dia. Saia bem cedinho e chegava em Londres de tarde.
      Beijo!

      Excluir
  3. Muito obrigada pelas informações. Gostaria de saber mais uma coisinha... estarei chegando a Paris pelo aeroporto de Orly e irei direto para pegar o Megabus. Estou com dificuldades em entender como chegar na estação do Megabus em Paris. Poderiam me dar uma luz? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias opções de como ir de Orly para Paris. Aqui tem algumas dicas:

      https://www.viajoteca.com/saindo-dos-aeroportos-de-paris/


      Já em Paris, é só procurar algum metrô. De preferência o da linha 1. Se não achar, não se preocupe. Todas as linhas cruzam com a 1.
      Conseguindo pegar o metrô linha 1, pegue na direção La Defense e desça na estação Porte Maillot. Quando viajamos de Megabus era lá que ele iniciava ou terminava a viagem. Mas confira no site do megabus se continua sendo lá. E boa viagem!

      Excluir
  4. Olá. Pelo Site do Megabus, a chegada do ônibus agora é em Bercy.

    ResponderExcluir
  5. Lou preciso de ajuda. Entrei no site do megabus para comprar a passagem Londre-paris em setembro. Fui redirigionada para o site da Flikbus pq a Megabus não fará mais esse trecho.Comprei a passagem, mas hj recebi um email alterando o horário de 9:00 am para 13:30pm... Vou chegar muito tarde. Não conseguirei fazer check-in. Estou preocupada e não consigo alterar no site, pq tenho q cancelar e é uma passagem não reembolsável... que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nair, mande um e-mail para eles argumentando que a troca de horário tornou a passagem inútil para você e que, portanto, você quer o reembolso. Algo como, "Dear Flikbus, the time change rendered the ticket useless to me. Would you please give me a full refund?" Se tiver dificuldade de redigir em inglês, tente usar o Google Translator.
      Abraços!

      Excluir
  6. ola! Gostaria de ir de Paris a Londres de onibus. Minha preocupação é sobre a imigração, tenho que ir atras de preencher algum documento antes, ou tudo é feito durante a viagem? Obrigada pelas dicas desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo é feito na hora. O ônibus para na imigração e o procedimento é feito um a um. Na nossa época foi rápido e tranquilo

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...