Menu

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Estudar no exterior: 1 mês em Estrasburgo aprendendo francês

Como já falamos por aqui, um dos meus (muitos) sonhos é estudar francês na Sorbonne, em Paris. Só que o Leo me convenceu que Paris é muito linda - e muito cara - para passar metade do tempo dentro da sala de aula.

Resultado: passamos abril em Paris sem compromissos estudantis. Ficamos passeando, curtindo os parques, visitando museus, experimentando tudo que tivesse sabor de caramel au beurre salé (de Danette a sorvete a macaron) e tomando vinho nacional. Eu matei um pouco a vontade de aprender ficando sócia da rede de bibliotecas de Paris e lendo um monte de livros e revistas en français (Le Nouvel Observateur é de esquerda, Le Figaro é de direita, a Marie Claire é muito mais politizada que a brasileira).

Foi ótimo, e meu francês melhorou, mas não tirei da cabeça a ideia de ter umas aulinhas. A dúvida era quando e onde.

O quando foi fácil: em novembro, quando as temperaturas caem e grande parte da Europa fica menos "viajável" (continua sendo bom, mas os dias curtos e a possibilidade de neve dificultam um pouco a vida do freguês). O onde foi resolvido depois que a gente conheceu Estrasburgo. A cidade tem Alliance Française, com cursos começando a cada início de mês. Aí descobrimos um apê mobiliado por um valor módico e pronto, partiu Estrasburgo.

Não dá vontade de morder, quer dizer, morar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...