Menu

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Destinos 2013: França

A França é o destino mais difícil de resumir de 2013. Não só porque é inteiramente fantástica e apaixonante, mas também porque foi o país que mais visitamos durante o ano, disparado: 111 noites passadas no país do vinho e do queijo.

A fofíssima cidade de Colmar.
Em abril começamos nossas visitas passando 30 dias em Paris. Foi sem dúvida um dos melhores destinos do ano. Morar em Paris foi um sonho dentro de um sonho (que é o sabático). Deu para conhecer a cidade com muita calma, descobrir aos poucos seus segredos, viver a vida como um parisiense de verdade - com exceção da pressa, pois não tínhamos nenhum compromisso que não fosse curtir a vida.

No final de maio, voltamos para um passeio de quase 15 dias com os pais da Lud, que começou em Montpellier e foi terminar em Strasbourg. Tudo de trem e com um ótimo tempo. Em Strasbourg, onde terminamos o passeio, nos apaixonamos por outra cidade francesa, tanto que no final do ano voltamos para lá e a Lud fez seu curso de francês.

La Provence! 
Logo depois dos pais da Lud irem embora, fizemos um bate e volta em Lisboa para pegar minha autorização de residência e voltamos novamente para a França. Os 15 dias passados pela Provence, Lyon, Dijon, Colmar e Strasbourg foram tão bons que resolvemos voltar direto para a terra dos gauleses.

Foi mais um mês pelo interior da França, começando no dia 19 de junho e só terminando no dia 18 de julho. Olha, não tem erro. Qualquer lugar da França é mágico e imperdível. Novamente começamos por Montpellier e fizemos uma rota circular pela França até chegarmos a Lille, última cidade do passeio.

Foram muitas cidades e regiões visitadas: Narbonne, Carcassone, Toulouse, Bordeaux, La Rochelle, Rennes, Nantes, Saint Malo, o Monte Saint-Michel, Honfleur e outras cidades por quais passamos mas não paramos para dormir.

Mont Saint-Michel. 
A época foi ótima. Junho e julho é um período muito bom para viajar no interior da França. Recomendamos demais.

Se eu tiver que escolher regiões favoritas, acho que a Provence e a Normandia ganham. Tanto que já estamos pensando em voltar no próximo ano para a França explorar ainda mais esses locais.

Em setembro passamos mais uma semana em Paris. Foi quando encontramos meus tios e primos para um dos melhores momentos do ano. Parceiros excelentes de viagem. A tristeza que sentimos quando eles foram embora foi enorme. Sensação diferente em um ano tão feliz. Só sei que estamos engajados na campanha primos 2014. Tomara que eles voltem. E que mais amigos e parentes venham também!

Para terminar o ano perfeito na França, os 30 dias passados em Strasbourg. É, a França ficará para sempre em nossos corações. Nada mal para um destino que a gente já tinha visitado algumas vezes mas nunca explorado além de Versailles...

O resumo financeiro foi impressionante: média de 36 euros por pessoa por dia na França. Lógico que os longos períodos de estadia em alguns lugares ajudaram os custos a ficarem bem mais baixos que outros destinos. A hospedagem pela França ficou em 24,50 euros por dia por pessoa. E, depois de tanto tempo no país, a gente aprendeu a se virar muito bem no dia a dia sem gastar muito dinheiro. Não é para menos que nosso custo diário por pessoa em alimentação, atrações e transporte urbano ficou em menos de 12 euros.

Vive la France!

2 comentários:

  1. Olá
    Estou absolutamente encantada com o blog de vocês e devo confessar que quisera eu ter coragem de largar a vida aqui no Brasil para fazer exatamente o que fizeram.
    Já morei em Paris e Madri, passei várias semanas em Miami e viajei para muitos lugares da Europa, EUA e mesmo dentro do Brasil então sei o quanto agrega à vida conhecer locais e pessoas diferentes, isso é o que conta no final da vida.
    Que Deus abençoe essa aventura fantástica de vocês!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Viviane! Olha, é mais fácil do que parece, viu?
    No começo a nossa ideia era fazer isso quando nos aposentássemos. Pode ser uma boa opção, hein?
    Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...