Menu

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

O papa é pop (ou Destinos 2013: Polônia)

No Brasil, a gente não pensa muito na Polônia como destino turístico. Bobeira nossa: o país é bonito, organizado e barato. Tem história, cultura, arquitetura - e os pratos típicos são uma delícia!

Poznan, perfeito início de visita para um país maravilhoso.
Fizemos o básico: Poznan, que tem uma das praças mais lindas do leste da Europa; Varsóvia, a capital, que o povo diz que é só cimento mas onde a gente encontrou um monte de verde; e Cracóvia, que não tem como não gostar. Também fomos à Auschwitz (tenso e triste) e a uma mina de sal bacana (Wieliczka). Achamos os poloneses simpáticos e bonitos (as polonesas, então, nem se fala!) e as cidades idem. Vimos muitos prédios lindos, parques e praças gostosíssimos, e nos acabamos nos pirogy, nas panquecas de batata, nos doces e nos caramelos Wawel (não foi fácil encontrar o que a gente queria, de textura macia, mas valeu a pena).

Cracóvia também é deslumbrante.
O Leo achou a Polônia um dos destinos mais lindos da Europa disparado. É um país que ele apaixonou completamente e disse que moraria lá feliz da vida.

Fiquei muito feliz ao visitar o museu Marie Curie. Ela nasceu em Varsóvia, se chamava Marii Slodowskiej e foi para a França porque as universidade polonesas não aceitavam mulheres. Para deixar de ser boba, a Polônia perdeu o primeiro cientista duplamente nobelizado (até hoje, são só quatro).

Agora, ídolo mesmo é o papa João Paulo II. Para os poloneses, o papa foi essencial para unir o país na luta contra o comunismo.   Tem foto e estátua dele em tudo quanto é lado. O papa é pop (star)!

A Polônia também agradou no quesito custos: foram 10 noites com média de gasto de 30 euros por pessoa por dia. Do total de 60 euros diários para o casal, 39,10 foram de estadia. O restante foi para a alimentação, atrações e deslocamentos dentro da cidade. Em todo o ano de 2013, só Hungria, Letônia e Vietnã ficaram mais em conta.

Quer saber mais? Todos os posts sobre a Polônia estão aqui:

Viajando de trem pela Polônia

7 comentários:

  1. Conversei com a minha professora, que é romena, e ela passou uma lista de dicas sobre o país. Querem que eu passe para vcs? Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, super queremos! Se quiser pode mandar para meu email: leonardo.carnaval@gmail.com
      Abraços e obrigado,

      Excluir
    2. Mandei, se não tiverem recebido, me avisem :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Lud e Léo!
    Adorei o site! As dicas são muito úteis! Obrigada por compartilharem as vivências conosco. :) Gostaria de tirar uma dúvida. Estou planejando ir à Polônia em julho do ano que vem. Sei que o período é de temporada e que as coisas estarão mais caras. Afinal, a Cracóvia será sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Tenho feito algumas pesquisas e a passagem do Brasil direto à Polônia está muito cara. Vocês têm ideia de como daria para economizar? Comprar passagem para outro país europeu e depois pegar um trem? Qual(is) país(es) seriam interessantes de ficar monitorando na internet o preço da passagem?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bárbara, olhe ir para Varsóvia e voltar de lá também ou de uma outra cidade. Deverá achar mais voos e mais opções de preço.
      Quem voa barato para Cracóvia é a Ryanair. Tem voos em conta de Roma, Milão, Pisa, Lyon, Paris e Madrid.
      Destas opções, eu olharia com carinho Madrid. O aeroporto que ela usa é o mesmo que as demais cias aéreas. Nada de um aeroporto longe e difícil com o de Paris.
      Também dá para ir de ônibus de Praga, Berlim, Viena e Budapeste. E de trem também. Mas acho que ônibus é mais em conta.
      Só cuidado que o evento deverá elevar o preço de tudo. Então comprar com antecedência é sempre bom.
      Voos acho legal ver no site www.skyscanner.com, já que ele pesquisa o preço de companhias lowcost. O www.rome2rio.com é bom para ver as opções entre uma cidade e outra. Ele até indica quais as cias de ônibus que fazem o trajeto entre uma empresa e outra.
      Espero ter ajudado,
      Abraços,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...