Menu

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bate e volta de Xangai: Zhujiajiao

De Xangai fizemos um ótimo passeio bate e volta: fomos e voltamos da cidadezinha de Zhujiajiao, que fica a cerca de 40 km. Zhujiajio é uma das "water towns" (vilas aquáticas?) da China, uma cidadezinha antiga bem preservada com muitos canais e pontes. 



A diversão começou pelo transporte, ônibus urbano. Foi difícil identificar o correto, porque todos os veículos só tinham informação em chinês. Nem número em algarismos arábicos, como em todos os outros ônibus que pegamos na viagem, aparecia. Mas como saímos de casa bem preparados, com o local de onde ele saia marcado no mapa e o nome do destino escrito em ideogramas no tablet, só tivemos o trabalho de ir comparando o letreiro na frente de cada ônibus estacionado com os desenhinhos. 



Chegando na cidade, mais emoção. Nenhum dos nossos mapas, seja o googlemaps ou o mapswithme, tinha as pequenas ruas que precisávamos achar. Depois de errar no início e andar dois quarteirões até um rua sem saída (atormentados por um condutor de riquixá que só nos largou para infernizar duas turistas chinesas), voltamos para o ponto inicial e seguimos o fluxo. Aí chegamos fácil à parte turística da cidade, a Veneza da China.

Odeio estas comparações e nomenclaturas. Só porque a cidade tem uns riozinhos e pontes, além de ruas labirínticas, precisa comparar com Veneza? Zhujiajiao tem seu próprio charme. Pena que estavam aproveitando a baixa temporada para embelezar e reformar a vila. De novo, não quero nem ver como fica na alta estação. Já achei o movimento altíssimo. Tá certo que as ruas estreitíssimas não ajudavam em nada.

Tiramos belas fotos, vimos comidas para lá de exóticas e achamos um jardim privado, o Khezi Gardens, que foi uma das surpresas mais agradáveis da viagem. Custou 20 yuans (pouco mais de 2 euros) para visitar. Muito lindo, tranquilo e longe da muvuca. Um oásis. Passamos um bom tempo curtindo o jardim. E ter os Kindles em mãos nestas horas é ótimo. Nada como uma pausa para ler.

Com o tempo de ida e volta, mais o período que passamos na cidade, gastamos uma tarde inteira do tempo que teríamos em Xangai. E valeu a pena. De volta à cidade grande, caminhamos até a região do rio para apreciar mais um pouco a vista deslumbrante de Xangai.
















9 comentários:

  1. Nossa que lugar mais que lindo, adorei de verdade, acho que valeu muito a pena terem se deslocado para conhecer um lugar tao lindo,lindo demais.
    quanto as comidas fiquei a tentar adivinhar? pé de porco?javali? tem uns dedinhos lá, beijos

    ResponderExcluir
  2. Quanta comida estranha...
    Comer por lá foi tranquilo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais ou menos. Nos dois somos enjoados até para comer. Mas sobrevivemos bem. China já está super internacionalizada. Pelo menos os destinos turísticos mais batidos, como foram os nossos. Pior caso as cadeias de sanduíches e pizzas de todo o mundo estão por lá. E os albergues tem comidas boas.
      Olha, nem ideia do que era aquilo lá na foto. E o cheiro era bem ruim. Não entusiasmava a comer não.

      Excluir
  3. Leo, procurei no mapa, tentei traduzir no google, mas não acho a tal rodoviária Puanlu. Pode me explicar melhor? De repente a rua onde se localiza...Obrigado!!
    Eu estava organizando ir para Xitang (onde foram gravadas algumas cenas do filme Missão Impossível 3), é um local estilo Zhujiajiao, mas lendo o blog de vcs, optei por Zhujiajiao. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  4. Leo, melhor que isso, só dois disso!! Hehehe...maravilha! Com desenho e tudo mais!! Muito obrigado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Leo, fomos lá. Tudo correu 100%, graças ao seu post e suas explicações de como chegar. Nos demos conta de que economizamos muito tempo e perrengue na viagem por causa de blogs como o de vocês. Só tenho a agradecer!! Um abração pra vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E gostaram da cidade? Bem diferente da lotação que é o resto da China né? Bom demais saber que as dicas ainda funcionam. Abraços, Leo e Lud

      Excluir
  6. Sim! Um verdadeiro show! Rendeu otimas fotos. Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...