Menu

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Indo para Nis a partir de Belgrado de trem. Não, não faça isso.

Passagem só de ida para duas pessoas. Baratinho...
Depois de fazer o bate e volta para Novi Sad de trem a gente resolveu ir para Nis de Belgrado também usando a estrada de ferro, contra todos os conselhos tanto do dono do apê de Belgrado quanto o de Nis. Eles disseram que o trem era muito antigo e lento.

Ora, a gente foi para Nis e apesar de o trem ser antigo, foi super agradável e confortável. Lento? Sim, demorou quase duas horas para fazer os quase 100 km entre as duas cidades. Mas cumpriu os horários e foi barato. Por isso pensamos: "Estamos na estação de trem, gostamos da viagem à Novi Sad, foi pontual e confortável, é baratinho, embora comprar a passagem para Nis". A tabela de horários dizia: saída de Belgrado 7:50, chegada a Nis 11:50.




Nosso vagão.
No dia de ir embora tudo começou perfeito. O dono do apê em Belgrado nos levou para à estação de trem no carro dele. E o de Nis já tinha avisado: "mande um sms quando chegar que pego vocês lá". Esses sérvios são gente boa e sabem tratar bem seus hóspedes.

O trem, mais confortável que o de Novi Sad, e bem pequeno - só dois vagões de segunda classe - saiu no horário precisamente. Às 7:50 em ponto começou a se mover. Só que o se mover dele... digamos que se fosse mais devagar daria ré. As paradas nas muitas estações foram rápidas. Lento, só a velocidade do trem mesmo.

O que eram para ser quatro horas viraram sete e meia. Ok, não é tão ruim. Afinal, trem tem espaço, dá para levantar, andar, esticar as pernas, ler confortavelmente. Só que as provisões eram para umas 5 horas de viagem. Ou seja, chegamos com fome. Mas isso também não faz mal - bom que até emagrece para a temporada de verão. O problema mesmo era a galera - praticamente todos os passageiros - fumando. Dentro do trem! Apesar das placas de proibido fumar. O povo ia pras janelas e acendia seu cigarro. É claro que a fumaça ia para dentro.

Imaginem o cheiro deste trem! Isso sim foi uma viagem na verdadeira Maria Fumaça. Mas também, o que gente queria por 7,87 euros por pessoa? Trem bala ou TGV?


Estação de Nis. Lê-se Nish, porque o s tem um til em cima (ou diacrítico, como a Lud faz questão de dizer).
Nem como essa locomotiva a viagem ia cheirar tanto a fumaça.

2 comentários:

  1. Oba consegui agora posso fazer comentarios !!!!!
    Posso imaginar o cheiro da fumaça vivo nele kkkkk
    Seu pai fuma an varanda e acha que a fumaça nao entra em casa kkkkk
    só entra.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...