Menu

domingo, 16 de novembro de 2014

Algumas atrações menores em Madri

Passar um mês por aqui nos deu a oportunidade de sair do roteiro tradicional de turismo.

Visitamos várias atrações menos famosas. Entre elas, a igreja dos alemães, o mirador do Palácio das Comunicações, o museu do Traje, o museu das Américas, a exposição sobre a história da escrita e evolução dos livros na Biblioteca Nacional  e a estação de metrô transformada em museu.

Foi bem legal ir à estação de metrô de Chamberi. Ela foi desativada quando aumentaram o número de vagões em cada trem. Como ela é curta e em curva, não deu para ser expandida.

Ela é hoje um museu sobre a história do metrô de Madri. Vimos um vídeo muito interessante sobre sua construção e ampliação vários dados estatístico. Além disso, há várias fotos antigas e propagandas antigas que achamos muito divertidas.

Ele é aberto só às sextas e fins de semana. A entrada é gratuita. Não é uma atração imperdível, mas para quem tem tempo, está por perto e tem interesse nesse tipo de história, vale a pena. Nós gostamos.










Já a igreja de Santo Antônio dos Alemães foi nossa segunda atração paga na cidade. Custou 2 euros para visitar. É outra que com poucos horários de visita. Se não me engano, apenas de 9:30 às 14:00, de segunda a sábado. Os 2 euros valeram demais a pena.

É uma pequena igreja - por fora nem dá para ver que é uma igreja; ela é parte de um prédio maior -toda pintada. Toda mesmo. Bem bonita e simpática. Quando fomos estava uma excursão enorme de jovens por lá. Mas assim que eles saíram, ficamos apenas nós dois.

Bom que ficamos um bom tempo ali sentados escutando a música clássica que estava tocando e apreciando a beleza das pinturas. É bem estilo Capela Sistina (guardadas as devidas proporções, claro.)

Originalmente, a igreja se chamava Santo Antônio dos Portugueses. Mas logo depois de pronta, em 1660, ela passou a ser patrimônio da Dona Maria de Áustria que trocou o nome para... alemães. Isso explica o fato de ela ser tão bonita por dentro. Afinal, segundo a Lud lembrou, na Alemanha o povo não se preocupa muito com bonitezas, não.





Tanto o museu do Traje como das Américas visitamos no mesmo dia. São bem perto um do outro. O do traje não achei nada demais. O das Américas é legal. Só não gostei do jeito de dividirem e separarem as exposições, por tema e não de forma temporal. Achei difícil de entender. Mas para quem está estudando ou pesquisando determinado tema, deve ser uma maravilha. Como visitamos ambos em um domingo, entramos de graça.

Farol de Moncloa e a região onde fica os museus das Américas e do Traje.
O museu das Américas. 
Muita coisa diferente do que a gente normalmente vê na Europa.
Sensacional este códice do Império Maia. 
O que mais gostei destes dois museus foi a volta a pé para casa. Foram mais de 7 km passeando por Madri. Aproveitamos para ver o roseiral que fica perto do Parque do Oeste, visita a igreja de São Francisco la Florida que tem o teto pintado por Goya e é maravilhoso (infelizmente fotos são proibidas) e andar às margens do rio Manzanares até a Puerta de Toledo. A região do rio está linda e muito arrumada. E em um belo domingo de sol, super movimentado, fica ainda mais agradável o passeio.

O teto da igreja pintado por Goya é imperdível. Pena que não pode fotografar. 


Na frente da igreja tem uma estátua dele. 
Caminhando pela beira do rio.
Um belo dia. 
Visitamos o mirador do Palácio das Comunicações no mesmo dia da segunda ida ao Prado. Como fica perto, foi um bom jeito de esperar o horário gratuito do museu. E foi a terceira atração paga do mês: 2 euros por pessoa. A vista não é lá de outro mundo mas é legal. Dá para ver bem a praça com a fonte das Cibeles. O prédio é bem bonito por dentro e pode-se visitá-lo gratuitamente. Só as exposições e o mirador é que são pagos.

Praça e fonte das Cibeles vista do Palácio das Comunicações.
O novo teto do prédio é muito legal. 
Só do alto para ver bem a fonte. Do chão é difícil. Não dá para chegar perto e os carros e ônibus atrapalham a vista. 
Dentro do prédio. 
E explicações sobre sua construção e reforma.Aqui a parte sobre a Galeria de Cristal.
Todos os triângulos que compõem o teto são diferentes entre si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...