Menu

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Como ir de ônibus de Madri a Manzanares El Real

Mais um bate e volta bem fácil de fazer. Basta pegar o ônibus 724 na estação de ônibus que fica na Plaza Castilla em Madri. A única dificuldade que tivemos foi achar de onde saía o ônibus: a estação é gigante, com vários andares - inclusive subterrâneos -; cada andar tem três "islas"; e para ir de uma isla para outra tem de subir um andar e descer lá na frente. A sorte é que na terra do espanhol a gente consegue balbuciar "Sete veinte cuatro?" e entender a resposta.

A praça é modernosa.
Como fomos de metrô, já saímos dentro da estação, que eles chamam de "intercambiador". Lá você pode trocar de metrô para várias linhas de ônibus ou entre elas. Normalmente, como foi no nosso caso, o ônibus sai por um túnel longo, chegando na superfície já bem perto da saída da cidade, o que evita que ele aumente o volume do tráfego!

O ônibus 724 que liga Madri a Manzanares sai do subsolo 3, ilha 2, portão de embarque número 26. Chegou na ilha 1? Como falei, não há acesso entre as duas ilhas. Para ir de uma para outra é necessário voltar ao nível menos 2 e de lá descer para a ilha apropriada.

O portão de embarque é o 26 da ilha 2 no 3° subsolo. 
Uma vez encontrado o local correto, foi só esperar o ônibus chegar para embarcar. Detalhe: pontual ao extremo. Tem ônibus a cada meia hora e sempre na hora cheia. Mais fácil de guardar, impossível. Nós pegamos o ônibus de 13:30.

Horários. 
A passagem é comprada direta do motorista. Custa 4,20 euros por pessoa cada perna. E vende-se apenas a ida. A volta tem que comprar de novo quando embarcar no ônibus para a volta. Ajuda e muito levar dinheiro contado ou próximo do valor. Nem tente pagar com uma nota de 50 euros.

E preços. Mas tem tudo na internet.
A viagem é até rápida. São praticamente 50 quilômetros até Manzanares e demora entre 45 e 55 minutos. Depende do trânsito e do número de pontos em que o ônibus para pelo caminho.

Só atenção que Manzanares não é o destino final do ônibus. Mas tem muito erro: só existem dois pontos dentro da cidade. O primeiro em frente a um posto de gasolina e o seguinte logo depois, na Avenida de Madrid.

Todos os dois serão muito perto do castelo, a principal atração da cidade e que nos levou até lá. E falando no castelo, adoramos a visita.

Ele é o que você espera que um castelo seja. É o que vejo quando imagino um castelo/fortaleza. Ele só não tem um fosso com ponte levadiça. E está totalmente reformado. Parabéns para os responsáveis.

Dá pra visitar por fora sem pagar nada. O ingresso de 5 euros só é necessário para quem quer entrar mesmo dentro dele. Os jardins em volta são gratuitos.

Nós entramos e achamos que valeu a pena. Não é ricamente decorado. Pelo contrário, bem simples. Mas tem algumas tapeçarias, alguns móveis antigos e algumas explicações e exposições, todas em espanhol, sobre como seria a vida ali ou em um castelo do mesmo tipo e época.

Agora, a entrada vale pela vista. Local deslumbrante. Adoramos e recomendamos.

Do ônibus dá para ver o castelo. 
Que convenhamos é um castelo perfeito. 
E para variar, dia lindo. 
Com vistas lindas. 



Dá para rodar todo sem pagar. 
Pátio interno.
E a vista de uma das janelas. 
Para visitar por dentro custa 5 euros. 
E o que mais gostamos de subir nele foi a vista. 


Muito linda. 
E não é um lago, não, é um rio. 

Do outro lado dele a vista é para a cidade e as montanhas. 







2 comentários:

  1. Nossa, que castelo bonitão! (até hoje sou decepcionada com o Castelo de Versailles - modelo caixa de sapatos, o horror - eu sempre quero torrinhas!) Deu muita vontade de visitar ;)

    ResponderExcluir
  2. Nossa que lindao este castelo adorei mas bem diferente dos Chateaus que vimos mas tambem super lindos
    Mil beijos !!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...