Menu

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Museu Thyssen-Bornemisza

O Thyssen-Bornemisza é um museu do famoso triângulo das artes de Madri, que inclui também o Museu Rainha Sofia e o famosíssimo Museu do Prado.

O Thyssen é uma das melhores e maiores coleções de artes privadas do mundo, convertida em museu em 1992. Quase mil obras de arte estão em exibição aqui, incluindo peças de pintores para lá de famosos como Caravaggio, Rembrant, Rubens, Canaletto, Renoir, Van Gogh, Monet, Degas, Salvador Dalí e Picasso.

Também possui um dia de acesso gratuito: todas as segundas-feiras. Lógico que não deixamos passar batido. Fomos visitar em uma tarde de segunda ensolarada - como sempre aqui em Madri.

O museu nos surpreendeu pelo tamanho e qualidade. Normalmente coleções privadas, principalmente quando muito grandes, costumam ter obras menores ou de menor impacto. Não é o caso deste.

Foi uma ótima tarde em Madri. Nossa única tristeza foi não termos visto o quadro da Mulher no Banho de Roy Lichtenstein, Rodamos o museu procurando e não achamos. E ele não estava na sala que era para estar, segundo o mapa do museu. Terei que me contentar com a versão online disponibilizada pelo museu.

Outra coisa legal deste museu é que pode tirar foto, coisa não muito comum aqui na Espanha.

Uma das que eu mais queria ver, mas não conseguimos.

Estava cheio. E tinha fila para entrar. 
Logo na entrada quadros dos antigos reis da Espanha. 
E dos donos da coleção, pintados pelo mesmo artista. Nada mal, né?
Domenico Ghirlandaio.
Vittore Carpaccio.
Um Caravaggio.
Canaleto. 
Rembrandt.
Degas.
Hopper.
Acredite, é um Picasso.
Um Dalí. Dalís são legais demais. Ainda mais quando se lê o nome do quadro:
"Sonho causado pelo voo de uma abelha em volta de uma romã, segundos antes de se acordar".
Sério, como não gostar de um quadro destes? Não sei se dá para ver,
 mas em volta da romã menor tem mesmo uma abelha. 

3 comentários:

  1. Ainda que o Prado seja o meu predileto (já fui mais de 5 vezes e não me canso), gosto muito do Thyssen. Acho ele bem didático e uma boa introdução para aqueles que nunca exploraram um museu de arte. :) Pelo que tenho visto, estão aproveitando bastante Madrid. Ao ler seus posts me dá uma saudade... :)

    ResponderExcluir
  2. AMEI esse museu!!! Talvez tenha sido pq tinha acabado de estudar História da Arte na faculdade, mas como não se apaixonar por esse quadro do Dalí??? http://taindopraonde.blogspot.com.br/2014/01/atracoes-madri-para-quem-tem-mais-tempo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, nada melhor que ir em um museu destes logo depois de estudar história da arte. Só sei que depois deste museu, o Dali virou um dos meus favoritos. E demos uma sorte danada. Em Zaragoza teve uma exposição de vários rascunhos e esboços dele. Tudo incrível.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...