Menu

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Astorga, nossa bate e volta a partir de León

Astorga é uma cidade pequena e muito agradável, de origem romana como León. Seus destaques, além dos chocolates, são a bela catedral com torres de cores diferentes (uma verde, outra rosa. Ok, uma esverdeada, outra rosada), o palácio episcopal desenhado por Gaudí (que fica ao lado da catedral), a simpática prefeitura (que fica como sempre na Plaza Mayor) e as muralhas romanas.

É um destinos que dá para ficar poucas horas - como foi nosso caso - ou um dia inteiro - para os amantes do slow travel e da boa comida. Muitos restaurantes pela cidade, e a bons preços.

A cidade também faz parte do Caminho de Santiago. Até aproveitamos para andar mais um pedacinho. De pouco em pouco, pelo menos dentro das cidades, vamos fazendo nossa peregrinação - se bem que ao contrário, já que a gente começou em Santiago!

Dá para ir e voltar de Astorga de trem. Mas achamos os horários horríveis e o preço bem menos em conta que o do ônibus. E como a estação de ônibus em León é do lado da de trem, não faria diferença de onde sair.

O ônibus tem mais horários, mas não muito. Depois de uma viagem agradável, confortável e rápida (por volta de 40 minutos), chegamos ao nosso destino. Para alegria geral, a estação de ônibus é do lado da catedral. A de trem é um pouco mais afastada.

Compramos a passagem na hora mesmo, nas máquinas automáticas dentro da estação de ônibus. 7,70 euros a ida e volta. Também é possível comprar a passagem direto do motorista, mas com dinheiro trocado.

Também dá para comprar as passagens de um guichê de atendimento, mas parece que nas máquinas automáticas não são cobradas certas tarifas. Pelo menos essa era a propaganda na própria máquina!

Só achamos confuso, na ida, achar nosso ônibus. Não é uma estação moderna e bonitona, com painéis informando de qual plataforma sai qual ônibus. Por isso, ficamos perguntando para todo motorista de ônibus da empresa que usamos, a Alsa, se aquele era o que queríamos, até aparecer o nosso. Cujo destino é... Ponferrada. A primeira parada é que é em Astorga. Já a volta não tem erro: o destino do ônibus é León. Sem contar que o movimento na estação de Astorga é ainda menor. Se bobear vai ser igual à nossa vez: só tinha um ônibus lá, o nosso.

Mais um prédio na região desenhado por Gaudi.
E a catedral de Astorga, que tem pedras de cores diferentes? Legal demais. 
Os prédios de Gaudi aqui na região são todos meio castelinhos, né?
Mais da catedral.
E do palácio episcopal, o prédio que Gaudi desenhou.
Os dois ficam lado a lado, bem na entrada da cidade e grudado na estação de trem. 
A cidade é pequena e agradável de caminhar. 
Na sua praça principal, o prédio da prefeitura. Como toda cidade espanhola. 
Dá para andar no alto das muralhas da cidade. 
O jardim da sinagoga.
Bem colorido por causa do outono.
Pena que não deu para visitar por dentro o palácio. Era a famigerada hora da siesta. 
Mais um ângulo do palácio.
E a fachada da catedral. 
Muito legal as torres de cores diferentes. 
Mais das muralhas
Essa parte é em frente da estação de ônibus. 

2 comentários:

  1. Quando vocês vão para o leste europeu? Estou ansiosa pelas postagens de lá!
    Adoro o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, que bom que está gostando.
      Acho que leste Europeu agora só a Rep. Tcheca e a Rússia no ano que vem. E provavelmente no verão.
      Se procurar no blog vai achar muitos destinos pelas bandas de lá. Ano passado estivemos nos países Bálticos, Hungria, Grécia e Turquia. Este ano, de maio a julho passamos por Bulgária, Romênia, Sérvia, Macedônia, Albânia, Montenegro, Bósnia, Croácia e Eslovênia.
      Abraços,

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...