Menu

sábado, 13 de dezembro de 2014

Portugalete e Getxo

Com a chuva não dando trégua, acabou que só nos animamos a ir para locais bem próximos mesmo. Portugalete e Getxo são cidades que hoje fazem parte da região metropolitana de Bilbao. Tanto que dá para visitá-las usando o belo metrô da cidade.

Portugalete foi nosso destino inicial. Foi a conta de sairmos do metrô e chegarmos ao mirador para ver a famosa Ponte Suspensa de Biscaia para que a chuva começasse.

Uma pena. Nos pareceu um local bem agradável para andar às margens do rio se o tempo tivesse bom. Daria até para atravessar a ponte andando em vez de flutuando.

É que esta ponte é super diferente. Ela não tem pista ligando os dois lados. Tem uma plataforma que é içada e transportada cada hora de um lado para o outro do rio. Se você quiser atravessar, paga 35 centavos de euro, entra nela e espera ela ser içada para o outro lado. Coisa rápida e divertida.

Agora, com o tempo bom é possível subir de elevador até o topo da ponte e atravessar pela passarela. Dizem que a vista é linda. Dá até para pular de bungee jump dela. Mas estava tudo fechado por causa da chuva.

Do outro lado de Portugalete fica a antiga vila de Getxo, já cidade grande também e agora parte de Bilbao. Outro local com calçadões tanto na margem do rio como do mar. E, novamente, se não fosse o tempo ruim dava para caminhar com gosto por ali.

Já que o tempo não ajudou, só deu para andar um pouco na margem do rio e do mar. Pegamos o metrô na estação central da cidade de volta para o casco viejo de Bilbao, mas não antes de ver uma das estátuas mais legais que já vimos. É uma representação da cidade de Bilbao derrotando o mar, representada por um Netuno com o tridente quebrado e sendo derrubado pela cidade. Sensacional!

Portugalete: que nome simpático para uma cidade!


Fica na margem esquerda do rio.
Que tem uma das pontes mais legais do mundo.
Vila de Portugalete!
Para variar, chuva. 
Reparem no cartaz dizendo não ao ETA. 
Fizemos a travessia da ponte. 
Pela plataforma. 
Portugalete vista do outro lado. 
Se não estivesse chovendo, dava para atravessar a ponte pelo alto dela. Custa 7 euros. 
O monumento de Bilbao vencendo o mar, representado por Netuno
Um dos monumentos mais legais que já vi. 
Tem uma ótima promenade em Getxo.
Mas com o tempo que não ajudava...
...acabamos andando só por um pedacinho da orla. 

2 comentários:

  1. nossa, mesmo com o tempo horrivel as fotos ficaram lindas! parabens, leo. faz um book meu? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio. É, custamos a pegar tempo bom de novo. For uma semana de tempo assim. Deu para até aprender a tirar fotos com este tempo ruim.
      E faço seu book sim. Principalmente se for em uma cidade que ainda não conheço :D
      Mas se fosse você, contratava era aquele seu amigo do free hugs de Frankfurt. Que fotos sensacionais que ele tira. Principalmente de pessoas.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...