Menu

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Saga trens pela Espanha: León para Burgos e Burgos para Bilbao

De León para Burgos enfrentamos nosso primeiro longo atraso do trem. A saída se deu com mais de 40 minutos de atraso. Não sabemos o motivo, mas não descartamos ser por causa das chuvas que andam caindo pelo norte da Espanha.

O atraso atrapalhou e bem nossos planos. É que a previsão de tempo dizia que, em Burgos, estaria bom apenas no início da tarde do dia que iríamos chegar. Com a demora do trem, custamos para chegar no apartamento.

A estação de Burgos: novinha e longe de tudo.

É que em Burgos, ao contrários da maioria das cidades por estas bandas, a estação de trem é bem longe da cidade. Pelo que vimos, os ônibus possuem horários meio que casados com as chegadas dos trens. Com o atraso, ficamos 20 minutos esperando o ônibus. Com isso, fomos perdendo o bom tempo na cidade.

A viagem em si foi tranquila e sem eventos marcantes. Só teve algo digno de nota: novamente trem sem tomada para carregar eletrônicos. Vai entender a falta de padrão. No último que pegamos, de Santiago para Léon, tinha. E detalhe: hoje pegamos o mesmo, a continuação do da última viagem. Ele sai de Vigo e vai até Barcelona. É a viagem mais longa dentro da Espanha.

Já de Burgos para Bilbao foi bem mais tranquilo e pontual. Saiu e chegou na hora marcada. E esse... trem tinha tomada.

De resto os trens são sempre iguais: boas poltronas (espaçosas), bom atendimento, nada de validar passagens, checagem em León na plataforma e em Burgos só dentro do trem, ambos com tv e ambos passando filme.

A viagem para Bilbao novamente foi diferente do que esperávamos em termos de paisagem. Mudou bem. Não é para menos que o pessoal do País Basco se julga outro país. Não só a língua, mas as paisagens são bem diferentes. Fora que o trem é bem mais lento.

Deu para perceber que a linha é antiga. Tanto que tem curvas, túneis e um sobe e desce montanha bem legal.

Chegando em Bilbao, ficamos otimistas com o que nos espera. A estação já é bonitona, com um senhor vitral.

Bem deserta. Acho que expandiram pensando em um futuro que ainda não chegou. 
Primeira impressão em Bilbao: boa, muito boa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...