Menu

quinta-feira, 19 de março de 2015

Custo de vida em Paris

Afinal, quanto custaram nossos dois meses em Paris? Menos que o mês em 2013? Mais?

Em 2013 ficamos um mês morando em um pequeno apartamento no Marais. O custo em 2013 foi de 81,32 euros por dia para o casal. O que já tínhamos achado super bom. Dessa vez, os custos diários para o casal foram de 69,24 euros. Praticamente 15% de redução. Nada mal viver dois meses em Paris por menos de 35 euros por pessoa por dia, né?

Para ser sincero, tivemos mais conforto, comemos mais, bebemos mais e nos divertimos muito mais agora que em 2013. A maior diferença foi enfrentar o inverno. Foi ameno e mais ensolarado do que esperávamos, mas abril foi mais legal. Presenciar a mudança da estação, ver as árvores peladas em um dia e as folhas brotando no dia seguinte - e totalmente abertas uns três dias depois é muito bacana.

O apartamento desta vez foi maior e mais legal.

Sala do apê. Tinha até uma mini-varanda!  

Talvez não em localização - afinal, o Marais é para lá de agradável. Nosso apartamento era no 10°, quase divisa com o 9° e 2° arrondissements. Uma área para lá de agitada, com muito metrô, centenas de restaurantes de tudo que é cozinha do mundo e muitos supermercados. Faltou o grande charme que só o Marais tem.

Mas, em termos de conforto, não teve comparação. Prédio novo, com elevador grande e moderno. Só isso já seria incrível para Paris. E, como o apartamento era de um jovem casal francês que mora lá, ele tinha de tudo, tudo mesmo. Até Xbox e Nintendo Wii (que nem ligamos).

O preço foi fantástico: 42,50 euros por noite. Sério, já pensou ficar em Paris pagando menos de 23 euros por pessoa por noite sem ser em albergue? Para quem se interessar, o apartamento foi alugado via Airbnb, como sempre. Para quem nunca usou o site, recomendamos. Uma dica: crie seu usuário usando o nosso como referência. Aí você ganha 24 euros de bônus - e nós também!

Esse preço só foi possível devido a uma intensa pesquisa. Achamos um casal que estava procurando alguém para ficar na casa deles enquanto viajavam dois meses pelo sudeste asiático, e por isso eles estavam fazendo um preço mais amigo. Juntou a fome com a vontade de comer, né?

Falando em comer: em relação aos custos de 2013, baixamos ainda mais. De 16,52 euros por dia para o casal em 2013 baixamos para 13,23 euros. É que estamos mais escolados. E olha que comemos e bebemos mais: só vinho foram 11 garrafas durante os 60 dias. Cervejas, experimentamos mais de 10 diferentes. E até umas refeições na rua fizemos desta vez.


Uma bouche de natal da Picard!

Muita cerveja.
A Lud se apaixonou por esse Pinot Noir. 
Até convite para saídas com amigos teve. 

Fondues, suflés, torta de limão... Comer bem na França é fácil. 

Atrações turísticas: baixamos de 7,87 euros por dia para 2,31. Uma diferença para 2013 foi a visita à Disney. Desta vez ficamos só em Paris e Versailles. Porém fomos mais vezes a museus (só no Louvre voltamos 4 vezes nestes 60 dias) e atrações. E visitamos locais ainda inéditos como a Ópera, a basílica de Saint Denis e o Château de Vincennes.

Finalmente conhecemos a Ópera por dentro.  
E olha o Louvre deserto!
Versailles também. Vazio mesmo.
Foram 2 meses de muitas caminhadas, o que ajudaram a abaixar os custos de transportes de 7,81 euros por dia para o casal para incríveis 2,65. E como desta vez arrumamos um aplicativo no tablet que marca a rota caminhada, contabilizamos mais de 200 km de caminhada pela cidade.

Uma caminhada de 12.5 km para abrir o apetite. 

O único quesito em que gastamos mais foram compras. Em 2013 gastamos só 3,13 euros por dia para o casal. Agora subimos para 8,55. É que, como no final da nossa estadia resolvemos voltar para o Brasil, experimentamos tudo que chamava nossa atenção, além de comprarmos vários presentes.

Mas não é uma competição, né? Esses foram os nossos custos, com o nosso estilo de vida. A ideia ao compartilhar aqui é ajudar futuros moradores temporários. Aposto que dá para gastar ainda menos e, logicamente, muito mais. E Paris é Paris. Diríamos que é impossível passar uma temporada morando lá e não se divertir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...