Menu

quinta-feira, 16 de abril de 2015

As 5 estadias mais baratas do sabático

Depois da lista das 5 estadias mais caras do sabático, chegou a hora de falarmos das 5 mais em conta.

Não vamos considerar as noites gratuitas em casa de amigos e parentes. Ou a noite que passamos no aeroporto de Bergen sem gastar nada. Na lista, só locais que pagamos para dormir.

Na quinta posição, e por incrível que pareça, o albergue mais barato do sabático: o hostel Han Tang Inn em Xi An, China. O interessante é que as outras 4 estadias mais em conta não são albergues. Afinal, temos a impressão de que hostel é o que há para economizar, né? No entanto, conseguimos ficar em  em hotéis e apartamentos pagando menos do que em albergues.

Só a cama é que era dura. Fora isso, ótimo albergue. (Obs: cama dura é o normal da China.) 

O Hang Tang Inn custou 20 euros por noite para o casal. Ficamos em um quarto individual com banheiro privado.

Recomendamos muito este albergue. Atendimento muito bom e funcionários que arranham razoavelmente o inglês - coisa rara na China. Ele vende todo e qualquer tipo de pacote turístico e passeio. E, se você quiser fazer as coisas por conta própria, como fizemos, eles não amarram informação. Contaram tudo que perguntamos.




Olha a vista da nossa janele. Reparem no grau de poluição. 

A entrada do nosso fofo albergue, com réplicas dos Guerreiros de Terracota
 (como todos os estabelecimentos da cidade, aliás). 
Em quarto lugar, nosso hotel em Saigon, Vietnã: Rising Dragon Grand Hotel.

Boa localização, bom quarto e bom atendimento fizeram valer cada um dos poucos 18 euros que pagamos. Isso mesmo, 9 euros por pessoa por noite, com direito a café da manhã, quarto com banheiro e ar condicionado. É, o Vietnã é barato com força.

Só cuidado que hotel com o mesmo nome ou nome parecido existe aos montes no Vietnã. A pirataria por lá rola até no nome de estabelecimentos que fazem sucesso. Exemplo: o Lonely Planet citou uma agência de turismo de confiança, e aí pipocaram agências com o mesmo nome. E todas com um puxadinho na placa dizendo"não se deixe enganar! Nós é que somos a verdadeira!".

Ótimo quarto.

Bom banheiro.

E no centrinho de Hanói. 

Medalhista de bronze ficou com nosso apartamento em Atenas: 17,14 euros por noite para o casal!

Olha, Atenas é barata. E foi só fugirmos um pouco do centrão que conseguimos um senhor desconto para ficar a semana inteira. Acabou sendo o o apartamento mais barato de toda a viagem até agora.

O problema desse apartamento foi só o banheiro, escuro e sem local para dependurar a mangueira do chuveiro. Tá certo que a cozinha poderia ser mais arrumada, com equipamentos deste milênio, e não do passado. Mas deu até para cozinhar em casa. Com algum trabalho, mas deu.

Já a cama era deliciosa. Dormimos muito bem.

Localização: em um típico bairro de Atenas. Estávamos a apenas um ônibus do centro. Coisa de 20 minutos. Também tínhamos a opção de pegar o metrô - embora a estação não fosse muito perto do apartamento.

Gostamos demais de Atenas. Boa, bonita e barata. Fora que é uma cidade com milênios de história. E é tão divertido andar pela cidade tentando ler placas! Não dá para entender muita coisa, não. Parece até grego!  (Piadinha interna repetida à exaustão.)

A sala do apartamento. Tem mais fotos no site do Airbnb. 
Exodus=Saída! Quer coisa mais legal que isso?

E revista em quadrinhos? Comic, é claro. 

No segundo degrau mais alto do pódio, mais um hotel vietnamita: Luan Vu Hotel em Saigon. 16,50 euros por noite para o casal foi uma super barganha. Mas, em relação aos demais hotéis do Vietnã, esse deixou um pouco a desejar. O café da manhã era bem simples e as acomodações, espartanas. Pelo menos tínhamos nosso próprio banheiro e ar condicionado.

O hotel fica em um beco. Em Saigon, é bem normal a existências de ruelas e bequinhos sem saída. E não tem perigo nenhum. Bom que é menos barulhento do que as ruas normais. Apesar que esse hotel tinha um colégio do lado. De dia, o barulho das crianças era bem alto.

Banheiro simples mas só nosso e limpo. 

Quarto bem pequeno. Tanto que a cama precisava ficar encostada na parede. 

E esse foi o hotel menos arrumado do Vietnã!

Ele fica nesse beco sem saída. Reparem na quantidade de motos paradas. 

A porta do pequeno hotel. 
E no primeiro lugar? Deu dobradinha total do Vietnã. Ficou com esse país pra lá de barato de viajar a estadia mais barata até agora: 11,24 euros por casal por noite. É isso mesmo: 5,62 euros por pessoa. Foi no Hotel Jade, na antiga cidade imperial de Hue.

Você deve estar pensando: "por esse preço, deve ser um muquifo!". Que nada. Ótimo hotel e um dos melhores atendimentos de todos os tempos. Poucos lugares por que passamos tiveram funcionários tão gentis e atenciosos. Quarto confortável, camas gostosas e ar condicionado.

Fora que ficamos apenas uma noite e ganhamos dois deliciosos cafés da manhã, um no dia que chegamos e outro no dia que fomos embora. E também teve petisquinhos quando voltamos de um passeio à noite e ficamos no lobby...

Olhem que fofo nosso quarto. 

Tem até uma pequena geladeira. 

Não foi nesse que ficamos não. Mas olhem a criatividade dos vietnamitas para dar nome a hotéis. 

4 comentários:

  1. Hahaha! Muito bom e hilário esse post. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marta. Que bom que gostou. Acho que vou olhar também quais foram os transportes mais baratos e caros, as atrações mais caras e mais baratas e coisas parecidas. Estou me divertindo com os números da viagem.

      Excluir
  2. Boa tarde!!! amei o blog de vocês!
    eu e o marido estamos interessados em conhecer a Eslovênia. Eu gostaria de saber o que vocês acharam dos preços em geral (alimentação e hospedagem). obrigada!
    um abraço,

    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, Eslovênia é um senhor destino. Em sua homenagem, publicamos hoje o guia de custos e impressões de lá: http://ludleopelomundo.blogspot.com.br/p/eslovenia.html
      Esperamos que gostem.
      Os preços são ainda mais em conta que a Europa tradicional, mas bem mais altos que os custos da ex-Iugoslávia.
      Abraços

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...