Menu

quinta-feira, 7 de maio de 2015

As 10 cidades que mais visitamos - Parte II

Continuando a lista das cidades em que passamos mais tempo, na quinta posição temos uma cidade que já conhecíamos e que não tínhamos achado lá essas coisas: Madrid.

O urso símbolo da cidade. 
Em 2007 passamos 4 dias na cidade em pleno verão europeu. Ou seja, temperaturas altíssimas, na casa dos quarenta graus. Foi uma viagem que fizemos com os pais da Lud. E como vínhamos da Andaluzia que tínhamos adorado, achamos na época Madrid meio sem graça.

Eu queria muito dar uma nova chance para ela e a Lud aprovou a ideia de ficar lá um mês. Na verdade foi até mais, ficamos 32 dias. E olha, saímos de Madrid com uma outra opinião da cidade.




Agora achamos Madrid cheia de graça.

Talvez o prédio mais famoso da cidade. 

Passamos metade de outubro e metade de novembro de 2014 por lá. Dias lindos, muito sol, pouca chuva e temperaturas variando entre 10 e 25 graus. Andamos para tudo que é lado de Madrid e da região em torno - 6 cidades lindas. Tudo muito fácil, muito barato, povo para lá de simpático.

Clima perfeito. 
Agora achamos a capital da Espanha um lugar super animado, dinâmico, delicioso para morar. Se eu fosse me aposentar hoje, sem dúvida é para a Espanha e Madrid que eu ia querer me mudar. A Lud, todos já sabem, ia preferir uma cidade na França. Mas ela mesma deu o braço a torcer que a Espanha é show de bola.

Cidade que tem de tudo um pouco. 
Outra coisa que amamos em Madrid é a quantidade de atrações. E não é só quantidade não, tem muita qualidade. E praticamente todas tem um ou dois dias na semana em que a entrada é gratuita. Quer algo melhor? Talvez só a comida, que bate demais com o nosso gosto.

E sempre com dias lindos. 





Na quarta posição, uma cidade francesa que não é Paris: Strasbourg. Nosso primeira impressão foi muito boa:  estivemos lá no início de junho de 2013, durante nossa primeira volta pela França, acompanhados novamente pelos pais da Lud.

Strasbourg é uma cidade de tamanho médio. 
Adoramos a cidade. Pequena mas com muita infraestrutura, super bem-cuidada, linda, toda florida. Quando começamos a pesquisar onde ficar um mês para que a Lud estudasse francês, não pensamos duas vezes ao achar um fofo apartamento com um preço sensacional para um mês. Somando as duas passagens, foram 33 dias por lá.

Com bela arquitetura. 
Strasbourg foi, portanto, um mês meio atípico. Foi uma época em que ficamos fixos em um lugar. Não visitamos nada próximo. A Lud estudava todos os dias pela manhã e depois ainda fazia o dever de casa. Enquanto isso, eu também estudava - as padarias da cidade, em busca da nossa própria baguete ou croissant de ouro. Quem acompanhou o blog na época deve lembrar dos relatos sobre a competição anual da cidade que premiava os melhores produtos de boulangerie da região.

Fica linda no outono.
Aproveitamos demais a cidade e o tempo. Além de descansarmos e recarregarmos as baterias, foi em Strasbourg que preparamos boa parte das viagens seguintes, incluindo o roteiro para ver a aurora boreal e o esboço para todo o segundo semestre de 2014.

Seus prédios são cheios de cores. 

Bem como sua vegetação no outono. 

Os canais deixam a cidade ainda mais agradável. 




No degrau mais baixo do pódio, mais uma cidade que já conhecíamos e que na primeira visita eu não tinha gostando muito. A Lud por sua vez também não era apaixonada mas gostou mais do que eu: Lisboa.

Ah, Lisboa. Agora não temos dúvida. Ambos adoramos a cidade. Sem dúvida a capital portuguesa morará para sempre em nossos corações. O sentimento quando lembramos de Lisboa é de muito alegria, muito carinho, muita saudade. Lisboa nos passa a sensação de casa.

E não só de nossa casa, mas também a casa de amigos especiais que tivemos o enorme prazer de conhecer e que nos acolheram tão bem. Foram 43 dias por Lisboa que passaram voando. Tá certo que esses 43 dias foram divididos em 5 passagens pela cidade.

Lisboa e seus lindos miradores. 













Como medalhista de prata, temos a cidade de Frankfurt. Outro lugar a que fomos e voltamos inúmeras vezes, principalmente em 2013. No total, foram 53 dias por lá. E só não foi mais porque ao chegar o final de 2013 fiquei horrorizado ao descobrir que tínhamos estado em Frankfurt por 39 dias. Mais que Paris! É verdade que a cidade tinha como atração a irmã da Lud.

Para variar, cidade com rio no meio. 
Em 2014 passamos só 14 dias por lá. Convidamos a irmã da Lud para nos encontrar, em vez de irmos a Frankfurt. No final, seriam ainda menos dias se ela não tivesse decidido voltar para o Brasil em outubro. Fomos lá para dar um jeito em nossas coisas, que estavam guardadas no utilíssimo porão do prédio dela, e para dar uma mãozinha em sua mudança. Além de despedir, é claro.

A beira do rio é uma área bem agradável da cidade. 
Frankfurt não é uma cidade que eu recomende para os turistas. Lógico, como toda cidade de um país rico europeu, é bem cuidada, limpa e tem sua parte mais bonitinha. É um lugar muito bom para morar. Mas para turistar... acho que poucos dias, ou talvez até mesmo um dia, seja suficiente para ver tudo.

Outono é uma época linda de se viajar pela Europa. 
Belo entardecer. 
E a grande campeã, sem surpresa nenhuma para ninguém, foi a cidade-luz, Paris. Talvez a surpresa seja a quantidade de tempo que passamos por lá: 4 visitas, totalizando 103 dias! E olha, ficaríamos outros 103 começando amanhã fácil fácil.

Paris é Paris. Nos dois amamos. A Lud então, se alguém perguntar o que ela mais gosta na vida, como acabei de fazer, vai receber a resposta: "Leo, chocolate e Paris". Para logo em seguida ouvir um "pensando bem, acho que Paris ganha de chocolate. Em Paris tem caramel salé!".

Acho que não precisamos falar mais de Paris por aqui. Afinal, é só verem a quantidade de post que temos sobre a cidade. Se bobear, é a única de toda a viagem que visitamos em todas as estações do ano.

Acho que as fotos de Paris nem precisam de legenda. 











2 comentários:

  1. As fotos estão lindas,qual a melhor época para conhecer Paris?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, todas tem seu charme. Mas eu foto na primavera, com a cidade toda florida. Acho que fica ainda mais linda.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...