Menu

sábado, 13 de fevereiro de 2016

A linguagem universal do turismo

Muita gente se preocupa em viajar para o exterior e não conseguir se comunicar. Para ser totalmente sincera, eu estudei inglês por um montão de anos e, portanto, geralmente me viro bem (já que o inglês é a língua universal do turismo). Mas nem sempre: tem horas que o Leo, que só teve inglês no colégio e depois aprendeu sozinho vendo filme (e trabalhando com TI), entende muito melhor que eu. E é entendido melhor também: eu fico criando frases elaboradas com tempos verbais complexos, e ele diz em poucas palavras o que quer.

E tem momentos em que a gente não conhece a língua e pronto. Como quando a bateria do carro alugado arriou - em Bruxelas - e o mecânico só falava alemão (tiramos um "wagen - de Volkswagen, o carro do povo - e um "kaput" do fundo da alma) e um pouco de francês. Ou em Budapeste, quando fugimos do guia na hora do almoço e fomos cair em uma padaria. As moças, simpaticíssimas, falavam húngaro, claro. Fizemos negócio na base de apontar pãozinho e mostrar a quantidade nos dedos.

A moral da história é: se você conhece a língua do país que está visitando, ou inglês/espanhol/francês, você está bem. Mas se não souber, não é caso de deixar de viajar. Lugares turísticos estão preparados para receber turistas - e, de maneira geral, se esforçam para entender a gente. Sorrisos, gestos e umas palavras-chave (que você nem precisa dizer, pode mostrar em um dicionário básico) levam o turista longe. Aprender as saudações locais e usá-las muito ("Hello", "Bonjour", "Buon Giorno") também ajuda.

Além disso, todo mundo passa uns apertos - ou cai numas roubadas, como quando vi um anúncio na porta da igreja em Salzburgo que dizia "Musik Konzert - frei". Traduzi imediatamente como concerto musical grátis (free), e arrastei o Leo, às 10 da noite, num frio lascado, para assistir a uma missa com música... gravada.

Ah, e tem garçons e vendedores que são grossos mesmo, no mundo todo. Não leve pro lado pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...