Menu

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Bósnia-Herzegovina: custos e impressões

Quanto tempo ficamos: 5 noites. 4 em Sarajevo e 1 em Mostar
Média hospedagem: 14,10 euros por pessoa/dia
Média alimentação: 6,50 euros por pessoa/dia
Média atrações: 0! euros por pessoa/dia
Média transporte urbano: 0! euros por pessoa/dia

De onde e como viemos: Viemos de ônibus de Dubrovnik na Croácia até Mostar. Custo de 16,32 euros por pessoa. Ônibus bom, confortável e vistas maravilhosas.

Duração: 3 horas e 40 minutos total de viagem, incluindo o tempo na fronteira.

Procedimento de fronteira: Existe sim. E são vários. Cruzamos a fronteira 3 vezes. Em duas um policial apenas subiu no ônibus e rapidamente liberou-o para continuar a viagem. Na terceira e última fronteira sim foi demorado e teve o procedimento de checagem de passaportes. Foram 45 minutos e uma fila absurdamente grande dos dois lados. Tudo foi feito pelo motorista do ônibus. Sem custo e sem necessidade de visto. 

Hospedagem Mostar: Um ótimo e barato apartamento alugado pelo airbnb. 30,25 euros por noite.

Hospedagem Sarajevo: Excelente hostel botique. Ficamos em um quarto só para nós dois. Banheiros compartilhados. Café da manhã incluso. Casa histórica e restaurada. Excelente atendimento e preço. 31,50 euros por noite.

Para onde e como fomos: Split, de volta à Croácia. 30 salgados euros por pessoa e 8 horas e 20 minutos de viagem. Mas que viagem maravilhosa. Paisagens divinas, ônibus confortável, moderno, espaçoso e praticamente vazio.

Compramos as passagens na véspera na rodoviária da cidade. A empresa foi a Eurolines.

Procedimento de fronteira: Apenas uma vez. Mesma da ida. Mesma demora e mesmos procedimentos.

Nosso roteiro pela Albânia. De onde viemos e para onde fomos. 
Língua e comunicação: A língua é o bósnio. Na verdade, para nós pareceu tudo igual nessa região: bósnio, sérvio, croata, montenegro. Fácil de falar o básico como bom dia, obrigado e por favor. Não tivemos problemas de comunicação algum. Muitos falavam pelo menos um pouco de inglês. Até mesmo os pais da dona do nosso apartamento de Sarajevo, que eram mais velhos.

Custo total: 33,82 euros por pessoa/dia, incluindo os custos para chegar em Mostar vindo de Dubrovnik e para ir de Sarajevo para Split. Sem eles, o custo cai para 24,39 euros por pessoa/dia.

Transportes: Muito bons. Os dois ônibus foram excelentes. Estradas boas e vistas lindas. O trem de Mostar para Sarajevo é super lento, bem antigo mas tem uma rota maravilhosa, passa por um trecho sensacional de curvas, túneis e subidas e descidas. Não usamos transporte público dentro das cidades.

Nota para o país: 8.5/10

Índice LudLeo de facilidade de viajar por conta própria: 8/10

Voltaríamos? Sim! Gostaria de ter passado mais tempo em Mostar. Também gostaria de explorar mais do país. As paisagens são belíssimas.

Recomendado para: Quer ir para a Turquia mas tem receio de estranhar demais? Aqui é onde a Europa e a Turquia se encontram. Quer conhecer um país que sofreu absurdamente em uma das guerras mais sangrentos (competição ridícula né, ver qual guerra é mais sangrenta ou idiota)? Vai para lá. Quer conhecer um povo para lá de simpático e prestativo, super amigável e sempre com um sorriso no rosto? Vai logo para a Bósnia-Herzegovina. Quer comer burek até cansar? Vai para lá. Quer ver mesquitas, escutar  chamado para a reza? Aqui tem tudo isso. Fora que você poderá visitar o local onde morreu Francisco Ferdinando, herdeiro do império Áustro-Húngaro que foi o estopim para o início da Grande Guerra? Foi em Sarajevo!

Impressões:






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...