Menu

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Resumão transportes pelos países bálcãs

Sofia para Plovdiv: Viagem de trem.
Data Viagem: 16/05/2014
Saída 08:20
Chegada: 11:10
Custo: 6,17 euros
Classe: primeira
Compra: 1 dia de antecedência
Obs: Dá para comprar no dia tranquilo. Principalmente primeira classe. E compensou demais. A diferença era pequena e a segunda classe era bem mais apertada e estava cheia. Muito espaço para pernas e para bagagem na primeira classe. Segunda classe tive a impressão que o espaço para a bagagem era bem reduzido.

Plovdiv para Veliko Tarnovo: viagem de minibus.
Data Viagem: 18/05/2014
Saída: 08:30
Chegada: 11:50
Custo: 10,46 euros
Classe: não há
Compra: Na hora do motorista. Não tinha como comprar com antecedência. Van não saiu lotada.
Obs: Bem apertada. Pode ser que na alta temporada o ônibus seja maior. Para várias vezes pelo caminho para deixar e pegar pessoas. Espaço para bagagem é reduzido. Bom chegar cedo para além de garantir lugar no ônibus, garantir para as bagagens.

Veliko Tarnovo para Bucareste. Primeiro fomos de taxi para a cidade de Gorna de onde pegamos o trem. Custou 4,5 euros o táxi. Tranquilo e confiável.
Data Viagem: 20/05/2014
Saída: 11:58
Chegada: 17:15
Custo: 14,58 euros
Classe: segunda. Só tem esta opção.
Compra: Antecedência na loja que fica no prédio do correio no centro de Veliko Tarnovo. Daria para comprar na hora em Gorna sem problemas. Trem foi bem vazio.
Obs: Apesar de simples, a estação de Gorna tem free wifi e uma boa lanchonete. Fronteira foi rápida e sem incidentes em ambas cidades. Apesar de agendado para chegar às 17:15, atrasou 45 minutos. Praticamente todo o atraso foi na Romênia. O trem que sai de Gorna vai para város destinos depois de Ruse. Alguns vagões até para a Rússia vão. Os fiscais do trem ajudam a não pegar o vagão errado. Trem é bem antigo e sem ar condicionado. Algumas janelas não abriam. No verão deve ser complicado a viagem. Mas os assentos eram confortáveis e espaçosos. Muito lugar para bagagem.

Bucareste para Brasov
Data Viagem: 24/05/2014
Saída:
Chegada:
Custo: 10,48 euros
Classe: segunda
Compra: quando chegamos em Bucareste vindos da Bulgária
Obs: Vale a pena comprar o quanto antes as passagens para deslocamentos mais longos na Romênia. Os descontos são proporcionais ao número de passageiros, ao dia da semana e a antecedência da compra. Viagem foi muito boa. Vagão era relativamente novo e com bastante espaço para pernas e bagagem. Estava praticamente cheio nosso vagão.

Ida e volta de Brasov para Bran de ônibus
Data Viagem: 26/05/2014
Saída:
Chegada:
Saída:
Chegada:
Custo: 3,22 euros
Classe: não há
Compra: na hora, do motorista.
Obs: Bom ônibus, bastante espaço, longe de encher, estrada boa e tranquila, bonitas paisagens. Muito fácil de ir para Bran de ônibus. O ponto final do ônibus não é em Bran. Mas é impossível de errar onde descer. Para voltar para Brasov é só pegar o ônibus em frente de onde desceu.

Ida e volta de Brasov para Sinaia
Data Viagem: 27/05/2014
Custo: 4,02 euros a ida  e 1,61 euros a volta.
Classe: segunda.
Compra: Na hora. Dá para comprar com antecedência mas não compensa. O trem da volta era ainda mais barato. Foi um dos que a passagem é adquirida já dentro do trem do fiscal. Esta trem nem no site da companhia de trens da Romênia aparecia.
Obs: Viagem tranquila e rápida. Da estação de trem até o palácio de Peles é uma caminhada longa e bem inclinada. Recomendo táxi ou o ônibus que vai para o teleférico e para bem perto do castelo. Como fizemos a pé não dá para dizer os custos. Voltar a pé é bem tranquilo.

Brasov para Sighisoara de trem.
Data Viagem: 28/05/2014
Saída: 08:45
Chegada: 11:10
Custo: 8,52 euros
Classe: segunda
Compra: Na estação de Bucareste quando chegamos.
Obs: Vale a pena comprar o quanto antes as passagens para deslocamentos mais longos na Romênia. Os descontos são proporcionais ao número de passageiros, ao dia da semana e a antecedência da compra.  Trem regional mais antigo. Mesmo assim bem mais confortável que um ônibus no quesito espaço para as pernas. Não estava cheio. Da estação de Sighisoara para um hotel no alto da cidade antiga é recomendado um táxi. Barato e confiável. Nosso custou 1,84 euros.

Sighisoara para Sibiu
Data Viagem: 30/05/2014
Saída: 11:15
Chegada: 14:13
Custo: 4,30 euros
Classe: segunda
Na estação de Bucareste quando chegamos.
Obs: Vale a pena comprar o quanto antes as passagens para deslocamentos mais longos na Romênia. Os descontos são proporcionais ao número de passageiros, ao dia da semana e a antecedência da compra. É necessário trocar de trem em Medias. Foram os dois trens mais antigos e lentos que pegamos na Romênia. Tanto que perdemos a conexão em Medias e tivemos que esperar até 15:45 para pegar o próximo. Este também atrasou bastante. Ambos trens vazios, bom espaço para pernas mas não tanto para bagagem. Porém, estando os trens vazios, local para colocar bagagem não foi problema. Em Sibiu é tranquilo ir a pé da estação para o centro e vice versa. Usamos um táxi no dia que chegamos por causa da chuva. Custou
1,80 euros.

Sibiu para Timisoara
Data Viagem: 01/06/2014
Saída: 15:46
Chegada: 22:40
Custo: 21,00
Classe: primeira
Compra: Na estação de Bucareste quando chegamos.
Obs: Vale a pena comprar o quanto antes as passagens para deslocamentos mais longos na Romênia. Os descontos são proporcionais ao número de passageiros, ao dia da semana e a antecedência da compra. Trem foi extremamente pontual. Primeira classe foi muito confortável, excelente espaço para pernas e bagagem e vazia, o que permitiu até deitarmos cada um usando dois assentos. Recomendamos a primeira classe até porque a diferença não foi grande mas o conforto sim. E a viagem é longa. Praticamente 7 horas.

Timisoara para Belgrado: transfer de van entre as duas cidades.
Data Viagem: 02/06/2014
Saída: 10:20
Chegada: 13:00
Custo: 20 euros
Classe: não há
Compra: reserva pela internet usando a empresa www.geatours.rs. Pagamento na Van para o motorista em euros.
Obs: Van muito confortável, mesmo se estivesse cheia, o que não foi o caso. Cabem 8 passageiros, coma gente éramos 4. Muito espaçosa e nova. Trem teria custado 11 euros para os trechos Timisoara Vrsac e Vrsac Belgrado. A Van nos deixou na porta do nosso apartamento de Belgrado, nos economizando o transporte por lá. Viagem muito tranquila. Fronteira sem incidentes e rápida.

Ida e volta de Belgrado para Navi Sad
Data Viagem: 04/06/2014
Saída: 10:15
Chegada: 11:40
Saída: 15:17
Chegada: 16:45
Custo: 4,10 euros
Classe: segunda
Compra: Na hora.
Obs: Trem antigo na ida, menos antigo na volta. Bem pontual, conforme a agenda fixada nos cartazes da estação.

Belgrado para Nis
Data Viagem: 06/06/2014
Saída: 07:50
Chegada: 15:30
Custo: 7,80 euros
Classe: segunda
Compra: dia anterior. Daria para comprar no dia da viagem. Foi enchendo pelo caminho mas saiu com bastante espaço.
Obs: Saiu no horário. Mas era para chegar 11:55. Atrasou demais. Viagem nada a ver com a do dia anterior para Novi Sad. A do dia anterior foi propaganda enganosa. Não recomendamos de jeito nenhum a viagem. Além do atraso absurdo, tod mundo fumou dentro do trem. Parecia uma maria fumaça.

Nis para Skopje
Data Viagem: 08/06/2014
Saída: 08:10
Chegada: 12:50
Custo: 12,50 euros
Classe: não há
Compra: No dia anterior. Daria para comprar na hora.
Obs: Só entra na estação de Nis quem tem passagem comprada. É necessário passar a mesma no leitor de código de barra para passar na catraca. Viajamos com a empresa Nis Express. Ônibus muito confortável e espaçoso. Na hora do embarque é necessário pagar 60 dinares sérvios para cada mala despachada. Nem metade dos assentos ocupados. Parou 5 vezes antes de Skopje. Quase todo mundo desceu antes. Foi pontual até a fronteira onde gastou bem mais tempo que o esperado pela empresa. Tanto que só chegamos em Skopje às 13:50. Além da fila da fronteira, a polícia da Macedônia estava verificando bagagens. Mas foi só demorado. Não tivemos nenhuma dificuldade ou incidente. Durante nosso período na Sérvia, ficamos em apartamentos alugados. E não fizemos o nosso registro na polícia que é o procedimento padrão no país. Na saída não nos foi pedido o documento de registro.

Skopje para Ohrid
Data Viagem: 11/06/2014
Saída: 11:00
Chegada: 14:00
Custo: 7,74 euros
Classe: não há. Fomos pela empresa
Compra:
Obs: Era uma van muito pequena e apertada. Foi lotada. A empresa chama Klasik Kompany. Muito calor e nada de ar condicionado. Para piorar, começou a chover no meio da viagem e o teto solar foi fechado porque caia água dentro da van. Depois que a chuva passou, o teto solar não abria mais. Quase cozinhamos nos últimos 30 minutos. A viagem até a cidade de Tetovo tem uma ótima estrada com pedágio. Dali para a frente a estrada afina muito e começa a ter vária curvas, principalmente entre Gostivar e Kicevo.

Ohrid para Berat com troca de transporte em Elbasan
Data Viagem: 14/06/2014
Saída: 04:30
Chegada: 07:00 e Elbasan
Custo: 9,5 euros
Classe: Van muito nova e confortável. 
Compra: A passagem até Elbasan foi comprada com um dia de antecedência na agência de turismo Travel & Tourist Center Vis Poj. Era a van que ia de Struga para Tirana. Só que como a moça da agência vez a reserva para nós, não precisamos sair de Struga. A Van iria nos pegar no ponto de Ônibus na avenida principal de Ohrid. Para completar o motorista nos deixou na estação de Elbasan de onde saem os furgões para Berat. 
Obs: A viagem de Ohrid até Elbasan foi excelente. Só tinham nos dois na van. Era uma van muito nova e para lá de confortável. Mesmo se estivesse cheia seria tranquilo. A fronteira foi muito simples, só passamos os passaportes para o motorista e ele resolveu tudo. Logo depois da fronteira a vista da estrada é sensacional de maravilhosa. Chega-se no alto da montanha e começa a descer até o vale. Muitas curvas mas ficamos surpreso com a qualidade da estrada.
Saída de Elbasan: 08:00
Chegada: 11:00 em Berat
Classe: van antiga, os chamados furgões na Albânia. Sai quando enche ou o motorista acha que está bom.
Custo:
Já de Elbasan para frente, van antiga, apertada, lotada e com a pior estrada da viagem. Demorou e muito. Muita obra na estrada. Sinal que no futuro vai melhorar. E a obra atrasou bastante a viagem, porque muitos trechos a pista ficou mão única e só passava um carro por vez. E como a van parou demais para deixar e pegar pessoas, ajudou a tornar a viagem longa. A vantagem do pare e anda é que cada vez que abria a porta ajudava a refrescar um pouco, já que a van não tinha ar e as janelas não abrem. Importante: no meio de maio a estação de ônibus nova de Berat entrou em funcionamento. Os ônibus e furgões não entram mais na cidade. Param nesta estação que fica a mais ou menos 2 km do centro da cidade.

Berat para Tirana
Data Viagem: 16/06/2014
Saída:
Chegada:
Custo:
Classe:
Compra:
Obs:

Tirana para Ulcinj
Data Viagem: 18/06/2014
Saída:
Chegada:
Custo:
Classe:
Compra:
Obs:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...