Menu

quarta-feira, 30 de março de 2016

Muiderslot: castelo de filme na Holanda

Muiderslot é o famoso castelo de filme. Tem fosso, tem torres, tem ponte levadiça. E é fácil de visitar a partir de Amsterdã.

Para ir, é só pegar o ônibus até a cidade de Muiden. Atenção: o ônibus sai da estação Amstel e não da estação Central de Amsterdã (mas dá para ir de uma à outra de metrô).



quinta-feira, 24 de março de 2016

Haarlem

Se você só tiver tempo para visitar uma cidade além de Amsterdã, Haarlem é uma excelente pedida. Para começar ela é grudada. Mal dá 15 minutos de trem de estação central à estação central. Fácil demais.

Haarlem é a antiga capital da região norte da Holanda. Ela era o "point" na Holanda durante a período da loucura por tulipas. Era o maior centro de comercialização da flor na Holanda e, consequentemente, no mundo.

Haarlem.

domingo, 20 de março de 2016

Polônia: custos e impressões

A Real Catedral Basílica dos santos Estanislau e Venceslau em Cracóvia. Ou simplesmente Catedral de Wawel.
 Foi aqui que o João Paulo II celebrou sua primeira missa como padre, em 1946.
Quanto tempo ficamos: 9 noites. 2 em Poznan, 3 em Varsóvia e 4 em Cracóvia
Quando fomos: 11 a 20 de agosto de 2014
Média hospedagem: 21,72 euros por pessoa/dia
Média alimentação: 3,31 euros por pessoa/dia
Média atrações: 3,32 euros por pessoa/dia
Média transporte urbano: 0,80 euros por pessoa/dia

segunda-feira, 14 de março de 2016

Zaanse Schans

Um passeio bem legal perto de Amsterdã. Esse museu a céu aberto é composto por 35 casas, moinhos, celeiros e museus datados dos séculos XVIII e XIX. Além de tudo ser autêntico (as construções foram trazidas de outros lugares da Holanda), a paisagem também é bonita, com os típicos moinhos holandeses enfeitando o horizonte.


sexta-feira, 11 de março de 2016

Het Loo: o palácio de verão da Casa de Orange

Het Loo foi a residência real construída pelo Guilherme III de Orange e sua esposa, a Maria II da Inglaterra. Esse Guilherme aí é bisneto de Maurício de Nassau. Ele e a Maria II da Inglaterra, além de serem os reis da Holanda, foram também reis da Inglaterra, Escócia e Irlanda. Nada mal, né?

Como também não é nada mal esse palácio, que serviu por muito tempo de residência de verão da Casa de Orange, futura família real holandesa. Desde 1984 o palácio está aberto à visitação, com interiores decorados com móveis, objetos de decoração e quadros da família real holandesa.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Islândia: custos e impressões

Todos os dias na Islândia tinha arco-iris. 
Quanto tempo ficamos: 8 noites. 1 nos arredores de Reykyavik, 5 em locais diferentes ao longo da rota que contorna todo o país e, para terminar 2 noites em Reykyavik. 
Quando fomos: 27 de agosto a 4 de setembro de 2014
Média hospedagem: 33,56 euros por pessoa/dia
Média alimentação: 7,16 euros por pessoa/dia
Média atrações: 3,01 euros por pessoa/dia
Média transporte urbano: 34,52 euros por pessoa/dia (aluguel de carro + combustível)

domingo, 6 de março de 2016

Giethoorn, uma cidade ainda mais especial na Holanda

A Holanda tem várias cidades para lá de especiais, mas Giethoorn bate recorde. Se toda, ou quase toda, cidade holandesa tem seus canais, Giethoorn só tem canal. É uma cidade onde não passa carro. Ah, então é como Veneza? Por aí. A diferença é que Giethoorn é muito, muito menor. E muito, muito mais isolada.

Giethoorn é essa lindeza.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Aniversário: 1 ano que voltamos para o Brasil

Vai dizer que é fácil? Não, não é fácil. Depois que a empolgação do retorno passa – você reencontra os amigos, conta um monte de história, toma guaraná, come pão de queijo – e a vida entra nos eixos – apartamento alugado, móveis comprados, trabalho retomado -, dá uma angústia, sim. 

Nós éramos felizes. E sabíamos. 

terça-feira, 1 de março de 2016

Leiden

A cerca de 30 minutos e 9 euros de passagem está Leiden, mais um ótimo destino para conhecer usando Amsterdã como base.

Leiden é onde está a mais antiga universidade da Holanda. Até Einstein passou um tempo por lá. Mas o mais famoso morador da cidade foi Rembrandt. Ele nasceu na simpática cidade Leiden e lá estudou quando pequeno.

Quando chegamos estava nublado. No decorrer do dia, o tempo melhorou